top of page

Choro é uma chantagem?


O choro é uma forma franca de expressão de sentimentos, e que por muitas vezes se tenta sufocar. É natural que a criança chore, porém alguns pais não suportam o choro dos filhos, seja pelo motivo que for. Se exigi que pare de chorar, o que aumenta a raiva da criança, fazendo-a chorar mais ainda e prolongando a situação.

O homem tem uma maior dificuldade de acolher o choro de uma criança, porque foi educado que chorar é uma fraqueza e ouviu frases “homem não chora”, “engula o choro, você é homem”. Quantas vezes os homens não engoliram o choro para não serem vistos como fraco, ridicularizados dentro da família? Cada vez que você engoliu o choro, você matou parte da sua essência. Porém lembre-se que até Jesus chorou (João 11:35), então se permita chorar.

Pessoas que não tem seu choro acolhido na infância, tem uma dificuldade maior em acolher o choro dos filhos. O choro da criança muitas vezes se torna insuportável. A maioria dos homens não foram autorizados a sentir e tem o entendimento “criança que chora é manhosa”.

Precisamos entender que uma criança que chora é porque senti. Nós nascemos autênticos, expressando as nossas emoções e a falta de educação emocional adequada faz com que agente “engula” a emoção, porque “forte” é quem não chora.

Não se abafa um sentimento como se tampa uma panela de pressão, porque de alguma maneira ela se manifestará, mesmo que não possa ser visível. O que não pode explodir acaba implodindo. Muitas vezes o problema se prolonga exatamente porque tentamos reprimi-lo.

Quando perceber que você está começando a ficar irritado com o choro pare, feche os olhos, ore ao Senhor pedindo calma e sabedoria...e der um tempo. Tente deixar de lado seus argumentos e ira, abrace e fique em silêncio, até a criança se acalmar e parar de chorar.

É muito comum os pais perderem o controle e gritarem com os filhos quando choram. Só que com os gritos dos pais, elas costumam chorar mais ainda e a situação se transforma em uma coisa de loucos (experiência própria kkk). É preciso parar e esfriar a cabeça e NÓS é que somos os adultos. Se deixarmos nos envolver pelo desespero, nossa casa virará um manicômio.

Termino com a seguinte reflexão:

Forte é quem assumi o choro, porque a covardia emocional enfraquece qualquer pessoa. Eu não posso chorar, porque as pessoas vão achar que “sou fraco”. Forte é quem mostra quem é, sem medo de perder a sua força. Forte é quem assumi o que senti.

O maior desafio da educação não é educar crianças, mas educar adultos.

Se você daria a vida pelo seu filho ou filha, porque você não pode dar a sua paciência e a sua calma?

Jesus é longânimo comigo, então posso com a ajuda do Espírito Santo transmitir essa longanimidade para meus filhos.

A paciência é irmã gêmea do amor...




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page